quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Noticias de Mossoro

Mossoró -
A prefeita Fafá Rosado leu nesta terça-feira (15) a sua mensagem anual direcionada à Câmara de Vereadores. O evento contou com a participação de vários secretários municipais e de doze, dos treze vereadores (Francisco Dantas da Rocha-DEM foi acometido de uma indisposição). A mensagem trouxe o anúncio de uma série de obras em diversas áreas do Governo.

“É com grande alegria que me dirijo a essa Câmara Legislativa para lhes apresentar nossa mensagem anual. Eleita e reeleita por expressiva maioria dos mossoroenses, concluímos seis anos de governo no município de Mossoró, podendo lhes apresentar um governo de grandes idéias e esplendidas realizações. Um governo operoso, cujos resultados estão postos diante dos nossos olhos, em cada bairro e esquina desta cidade ou na forma de estudos e indicadores de desenvolvimento produzidos por organismos externos cuja idoneidade não se pode contestar”, iniciou a prefeita.

Fafá Rosado citou os excelentes resultados alcançados pelo município nos últimos anos. “Em Mossoró, os indicadores que medem a qualidade de vida da população e o desempenho da economia local, apresentaram nos últimos anos desempenho superior à média nacional.

A saúde geral da população melhorou, a educação avançou e a assistência social está se estruturando para a formação de uma rede profissionalizada e não-assistencialista.  O mesmo aconteceu nas áreas de cultura e esporte”, destacou a prefeita.

Obras

Foram anunciadas várias obras. São elas: inauguração da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), das Unidades Básicas de Saúde da Ilha de Santa Luzia e Bom Pastor; quatro novas escolas nas comunidades do Alto da Conceição, Abolição IV, Sussuarana e Santo Antônio.

Anunciou ainda: instalação do Centro de Formação e Capacitação Profissional Joaquim da Silveira Borges; quatro unidades de educação infantil – Vingt Rosado, Santo Antônio, Estrada da Raiz e Papoco.  Inauguração da Indústria do Conhecimento, construção do ginásio da Escola Celina Guimarães.

A prefeita também informou que em 2011 será criada a rede de assistência “Serviço de Acolhimento Casa-Lar”, que representa uma forma de acolher, cuidar e reinserir no seio familiar ou preparar crianças e adolescentes para o exercício da cidadania na fase adulta.

A mensagem reafirmou o compromisso do município com a reforma arquitetônica e museológica do Museu Municipal Lauro da Escóssia.

Parceria

A prefeita também citou em seu discurso a parceria firmada com a governadora Rosalba Ciarlini, que já anunciou seu compromisso com Mossoró. “a partir deste ano de 2011, vamos contar com uma nova força vinda da capital do Estado, emanada pela Governadora Rosalba Ciarlini: a parceira de Mossoró.

Com ela realizaremos muitos projetos que a cidade não pode prescindir, como: a construção do Parque das Oiticicas na avenida Rio Branco e a continuidade de sua urbanização em direção ao grande Belo Horizonte.

“Ficamos especialmente satisfeitos com o compromisso assumido pela Governadora para a erradicação da Favela do Tranquilim, uma antiga luta da comunidade e da nossa gestão. Para efetivar essa ação, a Governadora vai rever os cadastros do conjunto construído no Alto da Pelonha, para garantir que os mais necessitados tenham acesso à casa própria. Por outro lado, também já temos assegurado pela  Governadora Rosalba Ciarlini, o necessário e inadiável apoio para a saúde, uma área por qual tenho especial atenção e sobre a qual precisamos da parceria das outras áreas de governo”, finalizou.

Noticias de Mossoro

Fonte: Eli­zan­ge­la Moura

A Pre­fei­tu­ra de Mos­so­ró pro­mo­veu na manhã de hoje, no au­di­tó­rio da As­so­cia­ção Co­mer­cial e In­dus­trial de Mos­so­ró - ACIM, atra­vés da Ge­rên­cia Exe­cu­ti­va da Ges­tão Am­bien­tal, o En­con­tro de Se­cre­tá­rios de Meio Am­bien­te do Rio Gran­de do Norte. Es­ti­ve­ram pre­sen­tes ao en­con­tro que co­me­çou com mais de uma hora de atra­so, o di­re­tor geral do Ins­ti­tu­to de De­sen­vol­vi­men­to do Meio Am­bien­te - IDEMA - Mar­ce­lo Tos­ca­no, o ge­ren­te da Ges­tão Am­bien­tal, pro­fes­sor Mair­ton Fran­ça, além de se­cre­tá­rios de meio am­bien­te de 16 mu­ni­cí­pios de vá­rias re­giões do nosso es­ta­do.

De acor­do com in­for­ma­ções de Mair­ton Fran­ça , o ob­je­ti­vo do en­con­tro foi de pro­mo­ver um de­ba­te sobre con­quis­tas e di­fi­cul­da­des en­fren­ta­das pelas ges­tões am­bien­tais da re­gião, além de dis­cu­tir os ca­mi­nhos da po­lí­ti­ca am­bien­tal do es­ta­do, com pla­nos para que os mu­ni­cí­pios se for­ta­le­çam. " Nós não temos in­cen­ti­vos por parte do go­ver­no do es­ta­do", disse Mair­ton Fran­ça, acres­cen­tan­do que deve ser feito um plano de ca­pa­ci­ta­ção dos ges­to­res am­bien­tais para as­su­mi­rem suas com­pe­tên­cias.

Mair­ton Fran­ça, que é coor­de­na­dor de Se­cre­tá­rios de Meio am­bien­te do pólo 07 - Re­gião Mos­so­ró, disse que o en­con­tro se ca­rac­te­ri­za como um es­pa­ço de dia­lo­go de gran­de re­le­vân­cia para as ges­tões am­bien­tais do Rio Gran­de do Norte, em es­pe­cial as dos mu­ni­cí­pios que fazem parte da re­gião.

No en­con­tro, a nova di­re­ção do IDEMA (Ins­ti­tu­to de De­sen­vol­vi­men­to e Meio Am­bien­te) apre­sen­tou novas pro­pos­tas para os mu­ni­cí­pios e tomou co­nhe­ci­men­to do poder de ar­ti­cu­la­ção dos mes­mos para busca de par­ce­rias e for­ta­le­ci­men­to dos sis­te­mas mu­ni­ci­pais de meio am­bien­te nas ci­da­des do Rio Gran­de do Norte.

Sucos Diversos

Suco para Ressaca

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 1 porção grande
Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes:
2 cm de raiz de gengibre
1 maçã
1 talo de aipo
Suco de duas laranjas
6 morangos médios (ou 10 pequenos)
3 cubos grandes de melancia

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e depois coe. Sirva com duas pedras de gelo.

Suco Pro-Energy

Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes:
2 maçãs
1 pera
1 cenoura
1 aipo
1/2 beterraba
50 gramas de agrião

Modo de preparo:
Corte todos os ingredientes em cubinhos e bata-os no liquidificador por 5 minutos

 

Suco de Maracujá, Água de Coco, Hortelã e Mel

Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 2 minutos

Ingredientes:
1 xícara de maracujá congelado
1/2 xícara de água
2 folhas de hortelã
1/3 xícara de chá de água de coco
1 colher de sopa de mel

Modo de preparo:
Junte os ingredientes e bata tudo no liquidificador.



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Importancia do Sal

A importância do Sal na Saúde Humana.

  1. O sal e a pressão alta Onde vai a corda vai a caçamba têm o prazer de apresentar
  2. O que é Sal?
  3. O sal é um mineral composto por dois elementos principais: o sódio e o cloro, que se juntam formando o cloreto de sódio. 5% do sal recolhido do mar é utilizado para consumo humano. O restante vai para a indústria, servindo para fabricar papel, tecidos, cosméticos, tinturas, detergentes, remédios, etc. O sal é necessário para manter a vida.
  4. O sódio tem funções nobres no organismo: -> controlar o equilíbrio da água -> contribuir para transmitir os impulsos nervosos do cérebro para todo o corpo -> permitir a contração muscular -> participar da regulação do ritmo do coração.
  5. Como o sódio provoca pressão alta? Copyright 2009 MARPAN & Quando a gente come aquela comidinha mais salgada... Dá uma sede !!!! H 2 O
  6. A ingestão excessiva de sal faz aumentar a quantidade de sódio no sangue. Mas o equilíbrio entre sódio e água no organismo tem que ser perfeito. Existindo mais sódio precisa haver mais água.
  7. Com o sódio aumentando no sangue, complicados mecanismos hormonais entram em ação para equilibrar as águas corporais. Se este equilíbrio não ocorrer, o organismo vai ter que tirar água de dentro das células, provocando desidratação e risco de morte. Só que este aumento do volume de sangue por causa do aumento da quantidade de água (para diluir o sódio) faz aumentar a pressão dentro das artérias. E lá vai a pressão arterial para as nuvens !!!
  8. Quando as águas da chuva são intensas, os rios não conseguem conter a pressão destas águas em suas margens e ocorrem as inundações.
  9. Mas as artérias e veias não podem deixar o sangue sair e inundar o nosso corpo. Então, a quantidade aumentada de líquidos fica presa e aumenta a pressão dentro das artérias, provocando a hipertensão arterial.
  10. Assim como a pressão aumentada das águas do rio vai destruindo suas margens, a pressão alta dentro das artérias vai machucando suas paredes, que podem se romper (derrame) ou entupir (infarto).
  11. É porque a gente não se lembra do gosto. Mas o leite materno tem somente um “pinguinho” de sal. Porque a natureza sabe que o sódio é indispensável até para o bebê, mas sem excessos. Devemos nos lembrar que o gosto pelo sal é adquirido. O bebê será um adulto com pressão alta dependendo também do que ele aprender em relação à quantidade de sal que satisfizer seu paladar. E o gosto adquirido pelo sal vai depender do nosso cuidado com a quantidade de sódio que as crianças ingerem.
  12. A Organização Mundial da Saúde determina que a quantidade máxima de sal que cada adulto deve comer por dia é igual a 5 gramas. 5 gramas de sal correspondem a aproximadamente 2,5 gramas de sódio. A colher de sopa contem ± 15 gramas. 5 gramas estão contidos em uma colher de chá.
  13. No Brasil cada pessoa ingere em torno de 10 gramas de sal por dia, o dobro da quantidade recomendada. Se viver de sanduíches, batata frita, salgadinhos e comida industrializada, pode chegar a 20 gramas por dia, ou mais.
  14. 10 gramas de sal obrigam o organismo a reter 1 litro de água, todos os dias! Que aumenta o volume de sangue circulando, que obriga o coração a trabalhar com mais força, que aumenta a pressão arterial, e tudo o mais que a gente já sabe.
  15. Assim como nós, humanos, temos sal em nosso organismo, todos os outros seres vivos também têm. A carne de vaca é naturalmente salgada, assim como a das aves e peixes. Por incrível que pareça, os vegetais também contêm sal, ainda que em menor quantidade.
  16. Estes alimentos naturais começam a se complicar quando são industrializados. Um único sanduíche pode ter 80% do sal que você pode ingerir por dia.
  17. Existem duas atitudes que a gente pode começar a tomar a partir de agora: Eliminar o uso do saleiro. Ler as informações nutricionais dos produtos que compra.
  18. Assim como os maços de cigarro, os saleiros também deveriam vir com uma advertência de perigo quanto ao uso. O sal contido nos alimentos já é mais do que suficiente. Não é necessário acrescentar mais sal na comida. Excesso de sal provoca, entre outras doenças, pressão alta, derrame, infarto, câncer e doenças respiratórias.
  19. Informações Nutricionais (estão nas embalagens dos alimentos, geralmente com uma letra muito pequena, mas insista!) Modelo de rótulo para informação nutricional* *Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – Ministério da Saúde. Rotulagem Nutricional Obrigatória. Manual de Orientação aos Consumidores. N U T R I E N T E S Nutrientes são os compostos químicos que serão processados pelo organismo para gerar a energia que permite a vida { carboidratos (açúcares), proteínas, colesterol, sódio, etc. }
  20. Informações Nutricionais Das informações nutricionais devem constar, entre outros, os valores da PORÇÃO e do VALOR DIÁRIO. 75% do sódio que a gente ingere vem dos alimentos industrializados. Porção não é o pedaço de pizza que você decide comer. E que pode ter o tamanho que você quiser. Porção é a quantidade que uma pessoa consome, por vez, para compor uma alimentação saudável. Ex: o médico/nutricionista determina que você pode comer 1 porção de carboidratos no café da manhã. Esta porção pode ser 1 pão francês de 50 gramas ou 5 torradas de tamanho médio, etc. % VD (valor diário) = quantidade diária de cada nutriente (carboidrato, proteína, etc.), que deve ser ingerida para se ter uma alimentação saudável. VD = valor diário máximo para o Sódio = 2,4 gramas { que é igual a 2.400 mg (miligramas) } Sódio
  21. Atenção: 1 saquinho de tempero completo contém 1.833 mg de sódio, quase que a quantidade total deste elemento (100%) que a gente pode ingerir em um único dia (2.400 mg). Comparação da quantidade de sódio em alguns alimentos industrializados Alimento Quantidade por porção Sódio Massa de Tomate 60 gramas (3 colheres de sopa) 130 mg (5% do VD = valor diário recomendado) Sopa em pacote 25 gramas (± 2 colheres de sopa) 907 mg (38% do VD) Tempero pronto para arroz 5 gramas (1 colher de chá) 1.606 mg (67% do VD) Tempero completo com vegetais 7 gramas (1 unidade) 1.833 mg (76% do VD) Milho em lata 130 gramas (1/2 xícara de chá) 347 mg (14% do VD) Caldo de Carne (1 cubo) 987 mg (39% do VD) Azeitonas 20 gramas = 5 azeitonas 310 mg (13% do VD) Hambúrguer frango 54 gramas = 1 unidade 440 mg (18,5% do VD) Refrigerantes (média) 1 copo de 200 ml 30 mg (1,25% do VD)
  22. Dê sumiço no saleiro. Não deixe as crianças usarem, nem dê o exemplo. Evite conservas (azeitonas , picles, patê, palmito, etc.) , enlatados, alimentos em pó (sopas, temperos) , caldos em cubos, embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, salame, presunto) , carnes salgadas . Leia as informações nutricionais e decida se você quer aquela quantidade de sal na sua vida (ah! Não esqueça de verificar se tem glutamato monossódico, porque isto é sódio também). Cuidado com os “salgadinhos” aperitivos (biscoitos, amendoins, batata frita, etc.) e com os sanduíches prontos. Prefira alimentos frescos. Aprenda a usar e abusar dos temperos naturais: alho, cebola, manjericão, alecrim, orégano, salsinha, tomilho, cebolinha, hortelã, curry e outros. Como conviver com o sal, sendo nosso amigo.
  23. E só pra não esquecer...
  24. Detone de vez as bombas brancas que saem do saleiro !!
  25. Vamos proteger a vida?
  26. Matéria de Educação para a Saúde. Permitida a divulgação desde que respeitada a fonte, sem alteração de forma e/ou conteúdo. Todos os direitos reservados. Algumas informações fisiológicas estão simplificadas com a finalidade de facilitar o entendimento.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

MAIS DICAS DE LIMPEZA COM SAL

Utilizando o sal para pequenos reparos em casa

As propriedades químicas do sal também o tornam útil para muitos trabalhos comuns de reparo e manutenção na casa. É possível usar o sal para fazer seu próprio gesso. O sal também faz maravilhas para remover a ferrugem e fazer com que as velas novas parem de pingar. Vamos começar com a recuperação de paredes.
Gesso: misture duas colheres de sopa de sal e duas colheres de sopa de amido de milho e adicione água suficiente (cerca de cinco colheres de sopa) para fazer uma pasta grossa. Use a pasta para preencher um pequeno orifício de prego ou outro orifício em gesso. Deixe a pasta secar, lixe levemente e pinte.

Velas: impeça que velas novas pinguem, mergulhando-as primeiro em uma solução forte de 1/2 xícara de água e 1/2 xícara de sal durante várias horas. Deixe as velas secarem e queime-as normalmente.

Lareiras: jogar um pouco de sal na lareira ajudará a soltar a fuligem dentro da chaminé. Também cria uma chama alegre de amarelo brilhante.

Ferrugem: misture sal e creme de tártaro e umedeça com água suficiente para criar uma pasta. Aplique a uma mancha de ferrugem em uma mobília externa de metal. Deixe descansar no sol até secar. Repita o processo, se necessário.

Você também pode remover ferrugem criando uma pasta de suco de limão e sal. Aplique esta pasta ao objeto com ferrugem e esfregue com um pano macio seco.
Como vimos, o sal não serve apenas para a mesa de jantar. Pode ser ótimo para limpeza e reparos domésticos também.


O sal pode tornar a água mais suave?
Algumas vezes a água doméstica pode ser ineficaz para realizar um trabalho de limpeza. O fornecimento de água pode conter altas concentrações de cálcio e magnésio, por causa da geologia e da fonte de água nessa região.

Se o sabonete ou sabão em pó não consegue fazer muita espuma ou se os vidros e louças tiverem manchas significativas de água depois de lavá-los, significa que a sua água é ineficaz para a limpeza. Além disso, a banheira e seus acessórios podem apresentar uma fina película.

O amaciante de água doméstica tira o cálcio e o magnésio do suprimento de água usando sais (grãos de sódio) que absorvem os minerais que tornam a água mais densa.

DICAS DE LIMPEZA UTILIZANDO O SAL.

Usando o sal para limpar a sua casa

Você sabia que você pode limpar o seu tapete usando sal? O sal é um agente extraordinário de limpeza e desodorização para toda sua casa. Esse artigo possui várias receitas para soluções caseiras de limpeza que podem competir com muitos produtos comerciais atuais. Portanto, encha o armário de sal e esteja pronto para enfrentar a limpeza mais difícil da sua casa. Vamos começar com o banheiro.
O sal pode ser usado na limpeza da casa© Heike Kampe / iStockphotoO sal pode ser usado na limpeza da casa


Pias: faça uma pasta de aguarrás com sal para restaurar fixações esmaltadas brancas que amarelaram. Use em pias, banheiras ou vasos sanitários. Aplique, deixe descansar por 15 minutos e, em seguida, passe uma esponja úmida.

Tapete: as manchas de tapete são muito difíceis. O sal está aí para ajudar.

Mancha gordurosa: para uma mancha gordurosa no tapete, remova primeiro o máximo de líquido possível, cobrindo a mancha com sal. Isso evitará que a mancha de gordura se espalhe. Em seguida, siga

as instruções do fabricante de tapetes. Pode ser necessária uma solução de limpeza à seco ou um detergente de enzimas.

Gordura: remova manchas de gordura de um tapete com uma mistura de uma parte de sal para quatro partes de álcool. Esfregue bastante, indo na mesma direção da felpa do carpete e, em seguida, enxágüe com água.

Vinho tinto: retire imediatamente toda a umidade
do vinho derramado e pulverize a área com sal. Deixe a mancha descansar por 15 minutos. O sal deverá absorver qualquer vinho remanescente no tapete (tornando-se rosa, como resultado) Em seguida limpe toda a área com a mistura de uma xícara de vinagre e uma xícara de água.

Revitalize sua mobília: a mobília pode durar mais quando você consertá-la, especialmente quando o sal é utilizado.

Vime: evite que a mobília de vime branco amarele, escovando-a com uma escova dura, umedecida com água salgada. Escove e deixe
secar no sol.

Madeira: quando um prato quente ou água tiver estragado a superfície de uma mesa de madeira, tire a mancha com uma pasta fina de óleo de cozinha e sal. Limpe com
a pasta e esfregue levemente com um tecido macio.

Estanho: o estanho deve ser limpo delicadamente, pois é um metal delicado, que pode ser facilmente danificado. Adicione farinha à mistura de uma colher de sopa de sal e uma xícara de vinagre, até que se torne uma pasta lisa. Aplique a pasta à peça de estanho. Deixe secar por meia hora e enxágüe com água quente. Passe um pano macio seco, tendo o cuidado de remover
o resíduo da pasta de todas as ranhuras ou áreas escondidas.

Metal: para limpar superfícies brilhantes de cobre ou latão, faça uma pasta com partes iguais de sal, farinha e vinagre. Esfregue com um tecido macio e deixe descansar por uma hora. Depois, esfregue com um pano macio e limpo.

Limpe manchas de peças decorativas de cobre espirrando vinagre e sal nelas. Esfregue as peças com uma esponja e enxágüe cuidadosamente, verificando se removeu todos
os rastros sal. Repita, se necessário.

Limpe latão ou cobre levemente manchado com um pedaço de limão mergulhado no sal. Enxágüe quando tiver terminado.

O sal também pode ser o melhor amigo do faz-tudo. Continue a ler para ver como o sal pode ser uma solução barata e fácil para limpar sua casa.

Salinas no Rio Grande do Norte.

A História do Sal no Rio Grande do Norte remonta ao período colonial, quando Pero Coelho de Souza registrou no início do século XVI, as salinas por ele vislumbradas em Amargoso, Guamaré, Macau e Areia Branca. Na mesma época, o intrépido Capitão-Mor do Rio Grande, Jerônimo de Albuquerque, doou duas salinas ao seus filhos Antônio e Matias, que se localizavam à quarenta léguas ao Norte de Natal. Na História do Brasil (1550- 1627) registrada por Frei Vicente do Salvador, se referiu às nossas salinas como "onde naturalmente se colhe o sal em tanta quantidade que podem carregar grandes embarcações todos os anos, porque assim como se tira um, se coalha e cresce continuamente outro".
“As salinas do Rio Grande do Norte, em número de 100 e localizadas entre a fóz do Mossoró e a Ponta dos Touros, constituem O maior centro da produção nacional. A água é depositada nos tanques e dos quais se obtem o sal que é levado à refinaria. A mais famosa de tôdas é, sem dúvida, a de Macau.”
  Esta riqueza também deve ter engordado os olhos dos holandeses, que já nos espionavam antes da invasão, quando Adriano Verdonck relatou a existência de extensos depósitos naturais de sal alvíssimo, mais forte que o espanhol. Na segunda metade do século XVIII, o Rei de Portugal permitia o consumo do nosso sal apenas dentro das terras potiguares, visto que todo o sal consumido na corte era proveniente da Europa. Nos meandros dessa história, ocorreram muitas investidas pela posse ou pelo monopólio da produção salineira Potiguar.

A exportação do nosso sal para as outras Capitanias, só foi possível a partir de 1808, quando D. João VI publicou a Carta Régia, na qual ordenava a extração e o livre comércio dentro do reino, não impedindo, todavia, a importação do sal. A prosperidade só bateu em nossas portas depois da República. O monopólio salineiro fincava suas raízes, fruto de um dos últimos atos Imperiais, a "Concessão Roma", que permitia a implantação de salinas em terrenos desocupados. Tal monopólio, pela sua nocividade, durou apenas até 1914, nascendo então a livre concorrência.

Durante meio século, diversos problemas afligiram os nossos produtores, como o elevado custo de transporte, que encarecia o nosso produto frente ao sal importado, formando assim uma forte concorrência que ameaçava o sal Norte-rio-grandense. Grandes investimentos começaram à ser feitos com a entrada de capital estrangeiro só após 1964. As indústrias consumidoras de sal cresciam, e com isso era pertinente a modernização do parque salineiro, fazendo com que muitos produtores cedessem aos grupos estrangeiros. Com o incremento produtivo foi inaugurado em 1974, Terminal Salineiro, por onde o sal ainda hoje escoa, e ganha o mundo.
Hoje, o homem investiga as relações entre tal atividade e sua bióta, que em alguns casos formam verdadeiros mosáicos ecológicos, nos quais o ser humano faz parte direta, seja na mão de obra, seja na busca de alimentos que aí são gerados, ou indireta, se relacionando com o seu entorno, e não raro, tem-se praticado o turismo ecológico, tendo em vista as peculiaridades destes ambientes, a sua "beleza" cênica e a sua importância histórica-econômica para o Estado.

A Origem do Sal

Uma salina é uma área de produção de sal marinho pela evaporação da água do mar ou de lago de água salgada. O sal marinho formado na salina é uma rocha sedimentar química que tem origem na precipitação da água do mar, quando esta sofre evaporação (fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor).
O sal marinho, obtido por evaporação da água do mar, é um sal usado como ingrediente na cozinha e em produtos cosméticos, entre outros. O seu conteúdo mineral dá-lhe um sabor diferente do do sal de mesa, que é principalmente cloreto de sódio purificado a partir do sal marinho ou obtido de sal rochoso (halite), um mineral obtido por mineração de minas de sal. O sal de mesa também contém por vezes aditivos, tais como iodetos (usados como suplemento alimentar) e vários agentes antiaglomerantes. Alguns pensam que o sal marinho é uma alternativa mais saudável ao sal de mesa. Várias zonas do mundo, incluindo a França, a Irlanda, e a área de Cape Cod (EUA), produzem sal marinho especializado. O sal marinho produzido no Havai pode ter uma cor específica, vermelha acastanhada, que lhe vem do solo vulcânico, rico em ferro, que está presente como impureza. Um dos usos comuns de sal marinho é a confecção de batatas fritas de alta qualidade. Na maior parte do mundo, o sal marinho é mais caro que o sal de mesa. Entretanto, no Brasil, em função da escala de produção, é o tipo mais comum e barato.

Fonte: www.wikipedia.org

Qual a importância do iodo na saúde humana?

O iodeto de potássio, KL, é adicionado ao sal comum, NaCl ( mistura denominada de sal iodado ) , para prevenir o surgimento do bócio endêmico, doença causada pelo deficit de iodo na dieta alimentar.

Se você tem mais curiosidade sobre o iodo acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Iodo